Matrix

21/junho/2009


"Matrix" (1999)
Título Original: The Matrix
Direção e Roteiro: Larry e Andy Wachovsky
Produção: Joel Silver
Música: Don Davis
Custo: US$ 60 milhões
Arrecadação: US$ 465 milhões

-Vencedor de 4 Oscars: Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Efeitos Especiais.

-Antes de ser aceito por Keanu Reeves, o papel de Neo foi oferecido a Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Will Smith

-Já o papel de Morpheus havia sido oferecido anteriormente a Val Kilmer, mas este abandonou o filme ao saber que teria de passar seis meses em treinamento. Foi substituído por Laurence Fishburne

-Carrie Anne-Moss atuou em uma série de TV fracassada (estreou e foi retirada em 1993) chamada The Matrix.

-Matrix foi o responsável por introduzir o efeito "Bullet Time", onde a velocidade é reduzida a ponto de vermos a trajetória da bala, efeito oriundo dos videogames. Na mesma cena, a câmera dá um loop em 3D ao redor do que acontece, outra especialidade dos efeitos do filme.

-Os inconfundíveis símbolos que “caem” nas telas do computador são letras invertidas, números e em dígitos japoneses

-Neo (novo) é um anagrama de One (um) e de Eon (variante de Aeon, "eterno").

-Coincidência ou não, Matrix, Trinity e Morpheus são tipos ou modelos de sintetizadores de música.

-O nome "Matrix" aponta diretamente para a obra inicial do cyberpunk , "Neuromancer", de William Gibson. A Matrix é a rede de computadores onde boa parte da ação do livro se passa, além de diversas referências menores espalhadas pelo filme (os irmãos Tank e Dozer são uma versão do rasta Maelcum do livro; a garota está sempre de couro preto).

-Outra referência óbvia é a Alegoria da Caverna, um dos pontos centrais de A República, de Platão - o texto inicial do pensamento ocidental.

-Vários nomes de pessoas ou objetos possuem significado histórico. Morpheus era o deus grego do Sono e dos Sonhos. Nabucodonosor (a nave de Morpheus) foi um rei constantemente acometido por sonhos perturbadores. Já Thomas Anderson, o verdadeiro nome de Neo, significa ‘'Filho dos Homens’', como Jesus é freqüentemente chamado

-A primeira vez em que Neo aparece, ele está de preto, dormindo, à noite, na mesma posição em que seu corpo se encontra no casulo da usina de força do mundo real. Seu computador escreve "Searching" ("procurando"), mostrando seu desconforto com a vida.


-O coelho branco tatuado em DuJour é a primeira de várias referências a Alice de Lewis Carroll. O espelho (também a imagem refletida na colher e nos óculos escuros) é outro símbolo repetido à exaustão e as pílulas de Morpheus são citações óbvias.

-Após Neo ser desplugado, ele é mergulhado na água três vezes, em referência às três vezes em que o padre molha a cabeça da criança que está sendo batizada.

-As crianças telecinéticas na sala de espera são uma referência às crianças superdotadas de Akira.

-Quando Neo encontra-se com o Oráculo, a música de fundo é I'm beginning to see the light (Estou começando a ver a luz), de Duke Ellington.

-Na sala de espera do Oráculo tem dois quadros que dizem: "Conhece a ti mesmo" e "Nada em excesso", que eram as frases que estavam escritas no pórtico do Oráculo de Delphos (templo Grego onde as Pitonisas profetizavam).

-Trinity ressucita Neo com um beijo, como em A bela adormecida.

-Neo pula no agente Smith com as mãos primeiro, numa referência às mãos de Cristo, que ele mostra a Tomé, ante a incredulidade deste. Após tocá-las, Tomé passa a acreditar - enquanto Smith explode e só fica Neo.

-Quando Neo se apodera do agente Smith, ele o explode usando uma luz branca, numa referência a divindade.

-A última cena, quando Neo sai voando,é uma clara alusão ao Super-Homem dos quadrinhos da DC Comics (propriedade da Warner, que produziu o filme) e uma sutil ao super-homem do filósofo alemão Nietzsche.

-Essa é a mais esquisita: Reza a lenda do cinema que TODO e QUALQUER filme, ator ou atriz tem um grau de relação com o ator Kevin Bacon. Com Matrix não poderia ser diferente: A placa do carro dos agentes é 70858 - e a data de aniversário de Kevin Bacon é 8 de Julho de 1958! (o mês vem antes da data nos EUA) A lendaé verdadeira. Um site procura qualquer ligação entre os atores e Kevin Bacon. Só clicar em Oracle of Bacon.

Home Voltar à Curiosidades

0 comentários: